Aposto que você já ouviu falar muito em QR Code nos últimos meses, certo?! Mas, você sabe o que é um QR Code? Se não sabe, vem com a Cactvs que a gente explica.
A grosso modo, podemos dizer que um QR Code (esses quadrados com aparência de labirinto) é um código de barras bidimensional, isto é, tem altura e largura. E esta comparação é bem oportuna se você pensar que a utilização que você mais ouviu falar sobre o QR Code nos últimos tempos é justamente para pagar contas ou fazer transferências com o Pix.
O termo vem do inglês Quick Response Code, que traduzindo é Código de Resposta Rápida. Ele foi criado para facilitar a sua vida em transações pela internet, como é o caso, de novo, do PIX.
Uma das diferenças entre o QR Code e o código de barras tradicional é que a leitura do código de barras tradicional só pode ser feita por um scanner com emissão de raio vermelho (lembra daquelas máquinas do banco para fazer a leitura do código de barras para que você pudesse pagar uma conta?). Já o QR Code pode ser escaneado por qualquer aparelho eletrônico móvel (como é o caso do seu celular) com um software instalado para a leitura dele (ou seja, a câmera do seu celular).
Praticidade
O código QR também pode ser usado tanto digitalmente (celular) quanto em mídias impressas como folders, ou mesmo ser fixado em vitrines e produtos.
É por isso que, além das opções de pagamento e transferência, vale observar que os QR codes são muito úteis e podem ser utilizados em diversas situações. Eles estão presentes, por exemplo, em ações de marketing (lembra quando você assistia uma live pelas redes sociais e sempre tinha esse símbolo quadradinho no canto da tela?); em embalagens de produtos para mostrar informações nutricionais ou outros dados; eles também podem ser utilizados em cartões de visita mostrando dados pessoais ou em pontos turísticos com informações sobre o local.
Você também já deve ter usado o QR Code se tentou acessar o seu WhasApp pelo computador. Se já fez isso, sabe que esse código é responsável por você poder acessar seu aplicativo de mensagens de forma muito mais rápida do que se tivesse que ficar digitando a senha dele o tempo todo para entrar no WhatsApp, isso sem falar na segurança, que este código têm – pois você só vai conseguir acessar a sua conta de WhatsApp com este QR Code.
QR Code para transações
E a tendência é de o uso do QR Code como forma de pagamento cresça cada vez mais. Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que mais de 80% dos varejistas pretendem adotar aplicativos e QR Codes como meios de pagamento nos próximos 12 meses.
Ou seja, não importa se você̂ vende doces de porta em porta ou se possui uma loja física há́ anos: todos que desejam ampliar suas vendas precisam poder receber com esse código para garantir sempre poder ampliar o seu faturamento.