POR QUE CRIAR UM SITE PARA UMA EMPRESA?
Antes de construir um site, é fundamental entender qual a real importância de ter uma página online. Além de maior interação e proximidade com o público, um site otimiza as estratégias de marketing e vendas.
De acordo com os dados apurados pela Mastercard em parceria com a Americas Market Intelligence (AMI), em 2020 houve um aumento de 46% no volume de brasileiros que realizaram compras online.
Com a evolução tecnológica, surgimento dos dispositivos móveis e acesso constante dos usuários à internet, o site complementa o investimento em campanhas que envolvem uso de outros recursos, tais como:
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Blog;
- SAC online;
- Chat web.
Um site de sucesso traz as principais informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. Além, é claro, da missão e valores. Por meio da página e seu conteúdo, os consumidores têm um contato direto com a marca, aumentando as chances de prospecção, conversão e vendas.
A seguir, veja alguns benefícios de construir uma página virtual:
AUMENTO DO ENGAJAMENTO DO SEU PÚBLICO
Como a virtualidade minimiza a distância entre o público e a empresa, o relacionamento tende a um estreitamento que possibilita conhecer melhor o perfil do consumidor, tais como:
- Comportamento;
- Hábitos;
- Preferências.
Obter essas informações possibilita que as estratégias sejam melhor direcionadas, o que pode melhorar e aumentar o engajamento.
Quanto mais o consumidor se sentir envolvido e importante, maior a probabilidade de se tornar um cliente fidelizado.
PRESENÇA ONLINE 24 HORAS
No formato 24 horas por dia, sete dias por semana, você garante sua marca, continuamente na memória dos clientes. As barreiras impostas pelo horário comercial, como o fechamento dos espaços físicos, não existem no ambiente online.
Os usuários podem entrar e interagir com seu negócio a qualquer hora do dia ou da noite e obter as informações de que precisa. Além disso, é possível integrar canais de comunicação, o que facilita o atendimento ao responder dúvidas, coletar reclamações e propor soluções imediatas.
Só no primeiro trimestre de 2021, conforme pesquisa da Neotrust, foram realizadas 75,8 milhões de compras online. Isso representa um crescimento de 57,4% em comparação ao mesmo período em 2020.
AUMENTA A VISIBILIDADE DA EMPRESA
Já ouviu o ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Com um número tão expressivo de usuários na internet, a empresa que não tem um site, está perdendo vantagem competitiva e deixando marcar presença digital.
A visibilidade é maior, sobretudo, com a ajuda dos buscadores, que facilitam a marca ser encontrada por meio das palavras-chave.
E, mesmo que o consumidor não evolua em sua jornada de compra, ele terá a oportunidade de conhecer sua empresa, o que talvez não fosse tão fácil fora da web. GERAÇÃO DE VALOR E AUTORIDADE PARA A MARCA
Uma empresa confiável, que se apresenta de forma transparente e disposta a oferecer soluções para o seu público, certamente, terá maior reconhecimento. Um site responsivo gera autoridade e, com isso, mais oportunidades.
Entretanto, para se destacar no mercado, estimular o engajamento e ser reconhecidamente uma marca forte do segmento é fundamental ter um espaço sempre atualizado e com informações relevantes. É o que veremos, a seguir, no passo a passo.
COMO CRIAR UM SITE PARA UMA EMPRESA?
A construção de um site deve ser bem planejada, considerando sua importância e relevância para as estratégias de marketing e vendas. Criar e montar uma página parece uma tarefa simples. Contudo, é mais complexo do que se imagina.
Levando em conta os apontamentos realizados pela Optimizely/Episerver, que mostram que cerca de 62% dos brasileiros fazem compras online todos os meses, ter um site é essencial para a continuidade das estratégias de negócio.
No entanto, é preciso pensar no perfil do público-alvo e conectar todas as ações dentro da página para a captação e geração de leads. Com o tempo, o comportamento dos visitantes fornece insights de aspectos que devem ser aprimorados ou melhorados.
Vale lembrar que um site funciona como o cartão de visitas da empresa. Em outras palavras, toda a sua estrutura deve ser pensada para oferecer o máximo de informações, de forma prática e focada, com atenção ao que é, de fato, útil para o público.
Trouxemos um passo a passo simples, mas eficiente para ajudar você a desenvolver um site do zero. Siga as etapas e tenha um processo facilitado: REGISTRE O DOMÍNIO
O primeiro passo é fazer o registro do domínio do seu site. Ou seja, o endereço URL que é sua garantia do direito de usar a extensão escolhida. No Brasil, de modo geral, as empresas utilizam o domínio “.com.br”.
Esse registro é pago e pode ser de um a 10 anos. E no Terra Empresas oferecemos o plano anual.
ESCOLHA O PROVEDOR DE HOSPEDAGEM DO SITE
Após registrar o domínio, no órgão público específico ou no combo do provedor, é a hora de escolher onde o seu site será hospedado. Isso quer dizer que você precisa de um ambiente para armazenar tudo o que for produzido no seu site, como páginas, arquivos e imagens.
Existem diversos provedores e um deles é o Construtor de Sites de Terra Empresas, um serviço em que você pode contar com:
- Domínio próprio grátis;
- 10 caixas de e-mail com o nome da sua empresa;
- Site responsivo, ou seja, versão mobile/desktop/tablet;
- Melhora de performance, o que significa seu site no sistema de busca do Google;
- Suporte técnico: especialistas 24h por dia;
- Acompanhamento em tempo real: veja quantas pessoas acessaram seu site.
Se você já tiver um site e deseja fazer apenas o registro do domínio, poderá utilizar, por exemplo, o endereço do Domínio Terra.
Além disso, o nosso serviço de hospedagem disponibiliza diversos planos no Hospedagem de Sites, conforme as necessidades da sua empresa. De modo online, você pode acompanhar a audiência e coletar informações estratégicas para o sucesso do seu negócio.
DEFINA O SEU OBJETIVO
Resolvida a parte técnica e burocrática, a etapa seguinte é de planejamento. Ou seja, para definição do objetivo principal de construção do site.
Por mais que a intenção não seja efetuar vendas diretas, o que se caracterizaria um e-commerce, a ideia sempre é voltada para o negócio de produtos ou serviços. Portanto, alguns objetivos comuns à maioria dos sites são:
- Apresentação do catálogo de produtos e serviços;
- Geração e engajamento de leads;
- Ajudar o público a encontrar sua empresa física;
- Abertura de canal de contato e interação entre consumidores e empresa;
- Reafirmar o compromisso da marca com a qualidade e confiabilidade — cases de sucessos, apresentações institucionais, depoimentos de clientes, entre outros.
Apesar das diversas possibilidades, para que sua página não seja poluída e de difícil navegação, as informações devem, portanto, estar dispostas de maneira estratégica e sem excessos.
ESCOLHA UM TEMPLATE
Qual a cara você deseja dar para o site da sua empresa? A escolha do template define a apresentação visual da sua página. Ou seja, a organização das informações e de modo a personalizar sua marca e a fixar na memória das pessoas que acessarem a página.
Em seus estudos, a Xerox aponta, por exemplo, que, ao usar cores, é possível que uma companhia aumente o reconhecimento da marca. Até porque as pessoas se conectam com imagens e cores, criando uma identidade visual que permite uma associação rápida ao visualizar o template do site.
Tenha o cuidado ao pensar na responsividade da plataforma! Até porque diversas organizações estão adaptando suas páginas para exibição em telas de tamanhos distintos e dispositivos móveis.
CONFIGURE O SEU SITE
Com o template e as seções definidas, para finalizar e colocar o seu site no ar, é preciso configurar. Ou seja, inserir conteúdo, como textos, fotos e vídeos. A ideia é gerar tráfego, estimular uma ação do visitante para que ele se torne um lead, facilitando a nutrição que leva à conversão.
É crucial, portanto, manter o conteúdo atualizado e diversificado, dentro dos objetivos da empresa. Porém, para atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser interessante e trazer respostas. Ou seja, sanar dúvidas ou resolver uma dor de quem chegou à sua página.
Como você viu, o site é um dos mais importantes canais utilizados pelo marketing digital. Portanto, para ter uma página bem construída, atrativa e alcançar resultados, siga os passos deste artigo.
Até breve!
Fonte: https://www.terraempresas.com.br/blog/como-criar-site-para-empresa