Para muitos, ainda existe aquela imagem de que uma cidade do interior se trata apenas de uma igreja, praça, padaria e sorveteria nos arredores. No entanto, a franquia para cidade pequena está aí para mostrar o potencial desse mercado.
O interior brasileiro, há algumas décadas, têm caminhado para um grande crescimento. De acordo com o IBGE (2010), as cidades com menos de 500 mil habitantes são as que mais crescem no país. Logo, o comércio nesses municípios tende a aumentar.
Portanto, se você planeja abrir um negócio em uma cidade do interior, saiba que esse modelo de negócio está em alta e neste artigo trouxemos algumas sugestões que você não pode deixar de conferir. Então, aqui, você verá:
- Que tipo de comércio abrir em cidade pequena?
- Quais as vantagens de investir em uma franquia para cidade pequena?
- Quais as melhores franquias para cidade pequena?
QUE TIPO DE COMÉRCIO ABRIR EM CIDADE PEQUENA?
A escolha de um negócio próprio exige estudo e visão sobre o potencial de mercado. Além de um planejamento consistente, pensando em todas as variáveis, o que independe do tamanho da cidade.
Já para escolher o tipo de comércio a abrir em uma cidade pequena, é importante considerar alguns fatores, por exemplo:
- Potencial de consumo;
- Desempenho turístico;
- Presença de shopping center;
- Movimentação do varejo;
- Tipo de mercado predominante (vestuário, alimentação, entretenimento, entre outros);
- PIB per capita (produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes);
- Características comerciais das cidades mais próximas.
Considerando que, no interior, as cidades são muito próximas umas das outras, os clientes costumam migrar em busca de novidades ou do que precisam, para o município vizinho. Você pode pensar em diversas alternativas de negócio, visto que a população no interior é também consumidora de bons produtos e serviços.
Ou seja, o fato de morar em uma cidade pequena não quer dizer que as pessoas não estejam atualizadas e antenadas sobre o que há de bom no mercado. Assim, você pode pensar em estabelecimentos, como:
- Loja de roupas;
- Centro de estética e beleza;
- Petshop;
- Academia;
- Farmácia;
- Doces gourmet;
- Venda e manutenção de computadores;
- Serviços de manutenção (jardinagem, reparos, pintura, hidráulica, elétrica etc.);
- Serviços gráficos;
- Escola de idiomas;
- Produtos naturais (light, diet, vegetarianos, veganos, low carb);
- Salão ou barbearia;
- Loja de conveniência.
Essas são apenas algumas sugestões, entretanto, a decisão depende do seu perfil como empreendedor e do quanto você pretende investir.
Para um negócio dar certo e ser campeão de vendas em uma cidade pequena é fundamental ter conhecimento sobre:
- Mercado de atuação;
- Público que deseja fidelizar;
- Controle das finanças.
QUAIS AS VANTAGENS DE INVESTIR EM UMA FRANQUIA PARA CIDADE PEQUENA?
De modo geral, existem alguns motivos convincentes para investir em uma franquia, por exemplo:
- Plano de negócio já estruturado;
- Marca presente no mercado;
- Menor risco;
- Boa aceitação do público;
- Suporte do franqueador;
- Maiores chances de ter sucesso no negócio.
Pensando no investimento em uma franquia, podemos acrescentar na lista de vantagens uma concorrência menos acirrada.
- possível ter comércios similares, no entanto, conforme o número de habitantes e tamanho do município, a franquia estabelece apenas uma unidade por cidade.
Como em qualquer tipo de negócio, é necessário que o empreendedor tenha um perfil dinâmico, comprometido e arrojado.
Contudo, o diferencial da franquia é que você terá todo o suporte que precisa para abrir um negócio já padronizado e se basear nos resultados de outros franqueados da rede.
A realidade de cada município é diferente, sobretudo, nas diferenças entre cidades pequenas e maiores. Entretanto, é possível dimensionar a aceitação dos produtos da marca e comparar com o comportamento do cliente onde você pretende abrir seu negócio.
- de interesse de todos os franqueados que a marca seja bem-sucedida, independentemente do local em que estiver estabelecida. Logo, você pode contar com uma rede de apoio para troca de informações, ideias, campanhas que deram certo ou soluções de possíveis problemas.
A franquia traz a ideia de coletividade, organização e padronização. De um lado, o franqueador se compromete em fornecer tudo o que é preciso para abertura da nova unidade. Do outro, o franqueado precisa seguir e cumprir as regras previstas em contrato.
QUAIS AS MELHORES FRANQUIAS PARA CIDADE PEQUENA?
- um mercado tão desafiador quanto promissor. As primeiras franquias no Brasil surgiram nos anos 1950 e 1960, com a chegada das escolas de idioma norte-americanas CCAA e Yázigi.
Portanto, o pioneirismo dessas marcas deu origem a uma série de opções de franquias em ramos variados, como:
- Alimentação;
- Hotelaria;
- Cosméticos;
- Limpeza e conservação;
- Eventos;
- Escolas de músicas;
- Farmácias;
- Vestuário;
- Calçados.
Nem todos os segmentos são ideias para uma cidade pequena. No entanto, as alternativas são tantas que você não terá dificuldades para encontrar aquela franquia dos sonhos.
Fizemos uma lista das franquias para cidade pequena com potencial de sucesso e excelente faturamento no caixa do seu negócio. Então, veja, a seguir:
MARIA BRASILEIRA
A Maria Brasileira é a franquia líder no segmento voltado para limpeza e cuidado domésticos e comerciais, com mais de 400 lojas espalhadas em cerca de 260 cidades por 26 estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.
Além de profissionais especializados nas áreas de limpeza, cozinha, jardinagem e
outros serviços para residências e empresas, a franquia conta também com colaboradores que passam roupa, cozinham e cuidam de idosos, crianças e passeiam com cães.
Eleita uma das melhores franquias do Brasil, a Maria Brasileira foi chancelada em 2018, 2019 e 2020 com o Selo de Excelência em Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franquias).
Entre franquias para cidades pequenas, o negócio serve como uma oportunidade viável, inclusive para municípios com menos de 50 mil habitantes. Confira alguns dados em relação à empresa:
- Investimento: o valor inicial fica entre R$ 36,5 mil a R$ 64,5 mil;
- Faturamento mensal: a estimativa é de R$ 50 mil;
- Retorno: é obtido entre 12 e 15 meses.
Quer saber mais? Então, veja mais informações sobre como ser um franqueado da Maria Brasileira.
CHIQUINHO SORVETES
A história da Chiquinho Sorvetes já parte para o sucesso, tendo a primeira de suas franquias para cidades pequenas, em Frutal-MG, caindo nas graças dos moradores. Após cinco anos, foi aberta uma sorveteria em Guaíra, estado de São Paulo. Em 2010, já com 80 lojas, a Chiquinho entrou para o segmento de franchising.
Hoje são mais de 500 lojas espalhadas por 25 estados brasileiros, e a marca promete expansão nos próximos anos.
Acompanhe seus dados:
- Investimento: para iniciar a franquia, é preciso investir em média entre R$ 290 mil e R$ 380 mil, conforme o modelo de negócio;
- Faturamento mensal: a estimativa é de R$ 45 mil a R$ 65 mil;
- Retorno: acontece de 24 a 36 meses.
CACAU SHOW
A Cacau Show, loja de chocolates mais famosa do Brasil, conta com um modelo específico para cidades pequenas que considera municípios de até 20 mil habitantes.
No Brasil, já são mais de 2.700 franquias, e seus lojistas têm a opção de escolher o modelo, entre loja ou quiosque.
Acompanhe suas taxas de investimento e retorno:
- Investimento: o valor pode variar conforme o modelo, sendo a partir de R$ 59,9 mil;
- Retorno: é estimado entre 18 e 24 meses.
Se deseja ser um franqueado da rede Cacau Show, então, acesse o site e siga as instruções de preenchimento do formulário.
BR MANIA
Criada em 1994, a BR Mania hoje conta com total de 1.121 unidades no Brasil, oferecendo produtos variados e de qualidade para seus clientes e gerando bons retornos para seus franqueados.
De acordo com a marca, quem adquirir essa franquia, poderá ter um aumento de 17%, em média, no volume de vendas de combustíveis.
- Investimento: a partir de R$ 200 mil;
- Retorno: entre 24 e 36 meses.
INSTITUTO EMBELLEZE
Além de oferecer cursos, os franqueados do Instituto Embelleze podem também vender os produtos da marca. Fundada em 1998, a empresa começou a expansão por meio de franquias em 2003 e conta com 263 unidades, sendo 258 no Brasil e cinco no exterior.
O Instituto Embelleze oferece a opção de instalação em franquias para cidades pequenas de até 50 mil habitantes após estudo prévio de mercado. Seus dados são:
- Investimento: em média R$ 90 mil;
- Taxa de franquia: entre R$ 25 mil e R$ 69 mil;
- Faturamento mensal: R$ 80 mil;
- Retorno: entre 18 e 24 meses após a inauguração da loja franqueada.
ACADEMIA DE INGLÊS WASHINGTON
Outra franquia para cidade pequena é a Academia de inglês Washington é uma rede de escola de idiomas para crianças a partir do segundo ano, além de adolescentes, jovens e adultos.
Em 2018 e 2019 foi considerada uma das 10 melhores franquias do seu segmento, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a marca tem especialidade em cidades com até 120 mil habitantes, mas abre também franquias para cidades pequenas, com até 20 mil habitantes. Veja:
- Investimento: em média R$ 54 mil a até R$ 100 mil;
- Faturamento mensal: varia entre R$ 25 mil a R$ 55 mil;
- Retorno: em torno de 12 e 18 meses.
AÇAÍ DA BARRA
Fundada em 2015 em São Paulo, o Açaí da Barra partiu para a rede de franquias já no ano seguinte, contando atualmente com mais de 80 lojas espalhadas pelo país e oferecendo Self Service de açaí.
O diferencial do Açaí da Barra é que a empresa oferece todo suporte para a implantação das redes franqueadas. Então, confira, seus números:
- Investimento: de R$ 90 mil a R$ 190 mil, conforme o modelo de negócio escolhido entre Premium, Smart, Compact ou Quiosque;
- Faturamento mensal: até R$ 70 mil;
- Retorno estimado do investimento: entre 16 e 24 meses após a abertura.
PADRÃO ENFERMAGEM
Mais uma franquia para cidade pequena é o Padrão Enfermagem é uma empresa especializada na intermediação de profissionais da enfermagem e cuidadores de idosos, adultos e crianças, e está em exercício desde o ano de 2006.
Ela possui dois tipos de franquias: a Padrão (home office) e Plus (ponto comercial), e abrange cidades de até 100 mil habitantes.
Aliás, seus dados são:
- Investimento: entre R$ 33,5 mil a R$ 57 mil;
- Faturamento mensal: a média é de R$ 25 mil;
- Retorno: o prazo é de até 24 meses.
Você pôde conferir uma variedade de opções de franquia para cidade pequena. Então, sucesso na sua franquia para cidade pequena!