Empresa familiar dá certo? Saiba o que levar em conta para abrir um negócio em família.

Abrir um negócio é custoso e sempre existem gastos inesperados, por isso, muitas pessoas optam por ter seus familiares como sócios ou funcionários. Se, por um lado, isso pode dar muito certo, por outro pode resultar em desavenças ou conflitos. Se você tem uma empresa familiar ou pensa em abrir um empreendimento com seus familiares deve considerar alguns pontos fundamentais. Siga a leitura para saber quais são:

1) Escolha com quem trabalhar:

Não sei deixe levar pela afinidade, é importante conhecer seu parceiro de negócio e confiar nele. É preciso que seu familiar saiba como sua empresa funciona e tenho os mesmos objetivos que você, e o mais importante, que entenda que se trata de um trabalho, não uma herança.

2) Caixa:

Por se tratar de uma empresa familiar, muitas pessoas confundem os gastos. É preciso diferenciar as despesas pessoais das empresariais. A remuneração com seu familiar também deve ser acordada logo de início, levando em conta que seja dentro das possibilidades do negócio. Todos devem ter a consciência de que é aquele valor que a companhia pode pagar, sem exigir a mais pelo grau de parentesco.

3) Familiares e funcionários:

Caso sua empresa também conte com funcionários que não são parte da família, é preciso manter o clima profissional. É fundamental que o tratamento seja o mesmo para todos para não causar divergência entre a equipe e comprometa a produtividade. E lembre-se, para o bem das relações familiares e da empresa, é importante não se deixar levar pela emoção ou pela afinidade.

Assim como todo negócio, empresas familiares também tem os seus desafios, mas todos eles podem ser contornados com o diálogo, respeito e planejamento. Se você e sua família tiverem os mesmos objetivos, o empreendimento pode dar muito certo e ser um sucesso. Boa sorte!

Compartilhe