Como construir um currículo de sucesso? Se destaque no meio profissional!

Sete segundos! De acordo com a Harvard Business Review, 7 segundos é o tempo que o empregador leva para ler o seu currículo. Em mercados de trabalho cada vez mais disputados, ter um currículo bem-feito pode se tornar uma vantagem competitiva. Por isso, vamos te dar dicas de como construir um currículo que gere retornos!

A estrutura ideal:

É tentador inovar no formato de um currículo, mas a não ser que seja essa sua linha de trabalho (design, artes…), melhor manter o básico. O estilo ideal ainda é o papel branco, com margens fixas e fontes tradicionais, como Arial e Times New Roman, na cor preta com tamanhos legíveis. Para facilitar a leitura, use itálicos, sublinhados e negritos. Conclua exportando o documento no formato PDF, para não perder a formatação.

Objetivos:

Não cabe a você se autoavaliar porque quem vai fazer isso é seu entrevistador. Um bom currículo é aquele que foca em ações e bons resultados, portanto, explore suas habilidades apenas na hora da entrevista. Deixe em seu documento apenas suas experiencias, com ordem cronológica inversa, do emprego atual ou mais recente ao mais antigo.

Experiências:

Mesmo que você não tenha tantas experiências, é importante mostrar que você tem força de vontade e vai sempre à luta! E aqui cabem diversas atividades, inclusive trabalhos universitários ou voluntários que te fizeram aprimorar habilidades exigidas para vaga, como por exemplo, visão estratégia ou bom relacionamento com equipe.

Nessa hora, é mais importante descrever suas conquistas que suas responsabilidades. Como você fez diferença? Que metas atingiu? Que projetos criou ou implementou?

Formação:

Neste campo ficam todas as informações educacionais e diplomas. Seja breve e inclua apenas o nome da instituição, diploma, curso, cidade e ano de conclusão. E não se esqueça de colocar outros idiomas, caso tenha!

Fique atento:

É importante colocar seu nome, cargo, telefone e e-mail atualizados. Caso não tenha um e-mail profissional, crie um. Sempre preste muita atenção aos erros de digitação e/ou gramaticais. E cuidado na hora de omitir ou dar aquela exagerada nas experiencias, é melhor passar seu tempo com recrutador falando dos seus êxitos, do que ficar se explicando.

Compartilhe