A cada dia, as mulheres conquistam novos papéis na sociedade e caminham rumo ao protagonismo em diversos mercados de atuação. E no empreendedorismo não é diferente. Hoje, o Brasil é o sétimo país com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com 49 nações. Ao todo são mais de 24 milhões de brasileiras tocando negócios próprios, gerando empregos e movimentando a economia. E mais do que isso: continuam sendo sua responsabilidade a criação dos filhos, os cuidados com a casa e o apoio aos mais velhos da família. No meio de tantos afazeres, mulheres que sonham entrar para o mundo dos negócios ou já são empreendedores, podem procurar apoio em muitas Organizações Não Governamentais (ONGs) que auxiliam no encorajamento e capacitação para a condução do negócio, ou mesmo ajudam conectando estas profissionais a seus clientes. Conheça, a seguir, algumas iniciativas que prestam esse auxílio gratuito às mulheres.
Projeto Mulheres Empreendedoras
Em Sobral (CE), uma iniciativa da Prefeitura doo município, através do Centro de Referência da Mulher (CRM), em parceria com o Sebrae-CE, gera oportunidades de trabalho e renda para muitas mulheres. A ideia é estimular o empoderamento feminino, com foco na autoestima, incluindo mulheres vítimas de violência doméstica. O projeto Mulheres Empreendedoras realiza cursos em gestão empresarial, empreendedorismo e profissionalização em áreas como beleza, culinária e artesanato ao público feminino da cidade de Sobral. Com isso, o projeto visa contribuir com a capacitação e inserção das mulheres em atividades empreendedoras, promovendo o empoderamento e a independência financeira das participantes. Vale lembrar ainda que o Sebrae, em todos os Estados do Brasil, oferece diversos cursos e treinamentos gratuitos para incentivar o empreendedorismo no País.
http://www.ce.agenciasebrae.com.br
Escola de Você
A Escola de Você desenvolve projeto de treinamentos customizados para grandes empresas, mas a instituição também oferece conteúdo livre, visando empoderar as mulheres. Os cursos apoiam as mulheres no desenvolvimento de habilidades, autoestima e empresariado.
https://www.escoladevoce.com.br/
Rede Asta
A Rede Asta é um negócio social que atua transformando artesãs que trabalham com reciclagem em empreendedoras. É composta principalmente por mulheres, de regiões de baixa renda no Brasil. A instituição tem por objetivo conectar grupos de artesãs de todo o Brasil para criação e desenvolvimento de soluções sustentáveis e criativas de reaproveitamento de resíduos.
https://www.redeasta.com.br/
Instituto Rede Mulher Empreendedora
O Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), criado em 2017, é uma organização sem fins lucrativos com foco em causas sociais, políticas públicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. O IRME desenvolve projetos e capacitações para mulheres em todo o Brasil e atua incentivando a geração de renda da mulher, através do empreendedorismo e empregabilidade. A instituição oferece mentoria, palestras e cursos.
https://institutorme.org.br/