Como evitar a falência? Saiba como evitar o fechamento de seu negócio

O maior medo das empresas tem nome: falência! Um estudo recente do IBGE, Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, mostrou que o Brasil fechou mais empresas do que abriu nos últimos 4 anos.

Sem dúvida, alguns dos principais motivos para isso é a má gestão empresarial. Quando decidimos começar um negócio temos consciência que passará por desafios, por isso, saber fazer uma boa gestão de crise é fundamental para o empreendedor evitar a tão temida falência.

E é sabendo disso que preparamos este artigo para você que faz a gestão do seu próprio negócio! Vamos lá?

Muitas empresas decretam falência logos nos 2 primeiros anos de existência. E as causas principais são:

  • Ausência de planejamento a curto, médio e longo prazo.
  • Erros na gestão financeira.
  • Atuar irregular.

E agora, vamos falar de algumas dicas vitais para manter seu negócio saudável:

1) Planejamento sempre

Planejamento nunca é demais! Sem ele, as chances de você não conseguir lidar com imprevistos ou até mesmo acompanhar um momento promissor, são altas. A gestão empresarial dos produtos e serviços também é fundamental, por isso, é importante sempre avaliar os resultados de vendas e fazer uma revisão do que é vendido.

Nos momentos de crise é importante analisar o que vende e o que não vende e até mesmo fazer cortes, caso seja necessário. A criatividade pode ser um apoio e nada impede você de inserir novos produtos que alcancem as necessidades do seu público-alvo.

2) Atenção com o financeiro

Erros com o aspecto financeiro são comuns, por isso é necessário ter controle sobre os gastos, e o principal, saber separar quais são empresariais e quais são pessoais. Às vezes, em crises, é necessário enxugar os custos operacionais para manter a saúde financeira. E se for fazer investimentos, invista com segurança, sem fazer dívidas que não conseguirá pagar.

3) Regularidade do negócio

Empresas do ramo alimentício, por exemplo, precisam estar sempre em dia com normas da vigilância sanitária e regras cabíveis ao segmento. É muito importante ficar atento para que sua empresa não seja fechada por irregularidade, isso pode gerar grandes prejuízos.

4) E como dica bônus:

Conte com quem vai ajudar seu negócio a crescer! Crises vão aparecer, cabe a você manter uma equipe em que confia e ter ferramentas para enfrentá-las!

Gostou das dicas? Então ponha em prática e compartilhe!

Compartilhe