APRENDA COMO FAZER UM ORÇAMENTO JUSTO PARA SEU CLIENTE

A comparação de preços é um hábito do consumidor brasileiro, logo, saber como fazer um orçamento adequado pode colocar você no topo da preferência. Seja para vender produtos em maior quantidade ou prestar um serviço, o custo exerce grande influência na decisão dos clientes.

Por isso, um orçamento justo precisa ir além e mostrar por que os clientes devem fechar com você e não com o seu concorrente. É importante criar um documento bem estruturado e com as informações certas, para não deixar dúvidas.

Quer saber como fazer um bom orçamento e aumentar as chances de ser a escolha do seu cliente? Veja o que você vai encontrar neste artigo para ajudar nesse desafio:

  • O que é fazer um orçamento?
  • Para que serve?
  • Qual a importância do orçamento justo?
  • Quais os tipos de orçamentos?
  • O que considerar na hora de fazer um orçamento?
  • Como fazer um orçamento para um cliente?
  • Como apresentar uma proposta de orçamento?

O QUE É FAZER UM ORÇAMENTO?

Muitos clientes, antes de efetivar a compra, fazem um levantamento de preços para comparar o custo-benefício. Por isso, solicitam um orçamento.

Se para o cliente é uma espécie de cotação de custos, para você funciona como o primeiro passo de uma venda.

Portanto, esse é um documento importante que deve ser elaborado de forma clara e objetiva. Contendo todas as informações que o cliente precisa.

Além de não deixar a pessoa com dúvidas, é fundamental apresentar os benefícios de comprar do seu negócio.

PARA QUE SERVE O ORÇAMENTO?

Independentemente de você ter um produto ou serviço concorrido, é comum que os clientes queiram fazer um levantamento de preço.

Com o orçamento em mãos, eles conseguem fazer um comparativo. Ou ainda verificar as condições de pagamento para saber se a despesa cabe no bolso, naquele momento.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO ORÇAMENTO JUSTO?

A confiabilidade é um dos pontos mais importantes para a atração e retenção, além da fidelização de clientes.

Se você deseja fechar uma venda e ganhar a confiança, precisa construir um orçamento justo à realidade do seu público.

Cobrar preços muito altos, não oferecer boas condições de pagamento ou garantia de troca e prestação do serviço vai contra os princípios corretos na relação de vendas.

Portanto, quanto mais honesto você for com o cliente no orçamento, maior será a chance dele optar pelo seu negócio.

Ao analisar as informações ou comparar com a proposta do concorrente, o cliente vai procurar pelo que oferecer mais vantagens. Então, é nessa hora que a transparência e honestidade fazem toda a diferença.

QUAIS OS TIPOS DE ORÇAMENTOS?

O orçamento é um recurso que pode ser usado em qualquer tipo de negócio: pequeno, médio ou grande.

Para quem é MEI ou autônomo, elaborar um orçamento e enviar formalmente para o cliente transmite uma imagem de profissionalismo e organização.

Veja, então, alguns tipos de orçamento para se inspirar na hora criar seu modelo:

ORÇAMENTO PADRÃO

Esse é um modelo que serve para qualquer tipo de negócio. Ele traz informações sobre as duas partes, como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Contato;
  • Descrição dos produtos ou serviços;
  • Valores.


Tudo isso de forma estruturada e de fácil visualização. A descrição dos produtos e serviços, assim como os valores devem constar em destaque.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DE FAZER UM ORÇAMENTO?

Somente ofereça no orçamento aquilo que você tem condições de cumprir. Ou seja, desde a quantidade de produtos ou a capacidade de prestar um serviço, até um preço que seja bom para o cliente, mas que não dê prejuízo para o seu negócio.

Não adianta fazer uma proposta comercial que não seja vantajosa para você e para os clientes. Embora seja importante fazer uma venda e conquistar a preferência, um bom orçamento diz muito sobre a qualidade do negócio.

Ao receber uma solicitação, colete o maior número de informações possíveis sobre o que o cliente precisa.

Essa é uma etapa importante para saber se é possível atender e corresponder às expectativas. EM outras palavras, construa o orçamento com o objetivo de resolver um problema.

COMO FAZER UM ORÇAMENTO PARA UM CLIENTE?

Um orçamento justo e adequado não pode deixar pontas soltas. Ou seja, deve ser esclarecedor e evitar que o cliente tenha dúvidas. O ideal é que ele entre em contato já com o intuito de fechar negócio e não para fazer perguntas que poderiam constar no documento.

Quando receber uma solicitação de orçamento, pergunte-se o que o cliente espera do seu negócio. Tenha cuidado com a precificação e imagine como surpreender sua clientela quando ainda não tem a certeza de que será você o escolhido para fechamento da venda. Mais do que saber como fazer um orçamento, é fundamental que ele seja visto como um instrumento de decisão e início de um relacionamento.

Tudo o que você informar no documento será para o cliente, uma prévia do seu posicionamento como empreendedor e prestador de serviços. Logo, ele precisa confiar na sua proposta.

COMO APRESENTAR UMA PROPOSTA DE ORÇAMENTO?

O orçamento é um documento formal. E, portanto, precisa conter as informações mais relevantes da oferta. Dessa forma, algumas informações são essenciais e até obrigatórias, como:

  • Dados do cliente;
  • Pessoa responsável pelo orçamento, caso não trabalhe sozinho;
  • Data de criação do orçamento;
  • Todos os contatos do seu negócio: telefone, e-mail, WhatsApp, redes sociais e site;
  • Valor unitário e total dos produtos ou serviços;
  • Modo de envio ou local de retirada dos produtos;
  • Previsão de entrega dos produtos ou de execução dos serviços;
  • Formas e condições de pagamento: à vista, parcelado, por cartão de crédito, boleto ou PIX.

CONCLUSÃO

Agora você já sabe como fazer um orçamento e que, por se tratar de um documento tão importante, deve ser estrategicamente pensado e estruturado para impressionar o cliente. Imagine que no comparativo de orçamentos com valores e condições iguais, vencerá aquele que transmitir maior confiabilidade.

Vivemos na era da sustentabilidade e economizar papel. Por isso, além de minimizar os custos, contribui para as campanhas de preservação do meio ambiente. Portanto, o ideal é ter um meio digital para envio dos orçamentos e troca de mensagens.

Se você ainda não tem o hábito de elaborar orçamento, mas tem esse planejamento, pode deixar tudo preparado e já iniciar em grande estilo. Bons negócios e até breve!



Fonte: https://www.terraempresas.com.br/blog/como-fazer-um-orcamento

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