Os gastos com alimentação representam, em média, 10% do total de gastos dos brasileiros. Mas, para as famílias com renda de até R$ 1.950, essa média sobe para 17%, indica pesquisa da Fecomércio-SP. Os números apenas comprovam o que todo mundo que vai ao mercado já sabe: o preço dos alimentos tem subido muito ultimamente e pesado no bolso dos brasileiros. Mas, você já sabe que aqui a gente sempre tem uma carta coringa pra te ajudar a economizar dinheiro, né?!
Então, é só acompanhar essas dicas aqui que vai até sobrar uma graninha pra você poder fazer aquele churrasco no fim de semana! 😀
1- Não faça compras com fome
Nunca, jamais, em hipótese alguma vá ao mercado fazer compras se estiver com fome! Faça nem que seja um lanchinho antes de sair de casa.
A psicologia explica o porquê não devemos ir fazer compras com fome: nosso inconsciente busca a satisfação dos nossos desejos, logo, se estamos com fome, a tendência é encher o carrinho, principalmente com guloseimas.
2- Também não vá ao mercado com pressa
Sem tempo para comparar o preço entre produtos e marcas, a chance de você economizar um dinheirinho também diminui.
3- Faça uma lista
Além de te ajudar a não esquecer de comprar nenhum item essencial, seguir a lista te auxilia a não comprar além do necessário ou comprar algo que você não precisa no momento ou levar algo que você já tenha em casa. Aqui vale tanto fazer a listagem em um pedaço de papel ou usar o bloco de notas do seu celular. E já que está com o celular não mão, não esqueça de usar a calculadora, conforme já conversamos aqui [inserir link para o arquivo sobre não fazer contas de cabeça].
Outra dica aqui é anotar o preço dos produtos que você pegou na sua lista e comparar com o que está sendo passado no caixa. Algumas vezes, o produto entra em promoção na etiqueta, mas a loja ainda não fez a atualização do valor no sistema. Nestes casos, o código de defesa do consumidor é claro: o cliente paga sempre pelo menor dos valores anotados.
Você também pode aproveitar este momento e já ir educando seu filho a se organizar. Convide-o quando for fazer a lista e o deixe escolher um determinado número de produtos. E, se leva-lo ao mercado com você, cumpra o combinado: só vale levar para casa o que estiver na listagem.
4- Compare preços
Já que você vai fazer a lista de compras pra se organizar e não esquecer nenhum item importante, tente fazê-la com antecedência de pelo menos um dia antes de ir ao mercado, porque assim, além de você poder incluir algo que lembre no meio deste tempo até ir ao supermercado, você pode aproveitar e fazer uma busca em sites na internet para pesquisar preços. Desta forma, você já irá saber qual produto está mais barato em cada lugar.
5- Analise o preço de produtos similares
Todo mundo tem uma marca preferida de macarrão, sabão em pó ou iogurte, mas permita-se experimentar produtos novos. Compare o preço do seu produto com o de outras marcas ou mesmo procure se o supermercado oferece marca própria em alguns itens.
6- Cuidado com promoções
Fique de olho em promoções, principalmente a daqueles produtos que ficam nas gôndolas da esquina dos corredores do mercado. Nem sempre elas realmente são os melhores preços! Compare sempre o preço do produto em promoção com o valor regular dos produtos da mesma e de outras marcas.
Vale também ficar de olho na data de validade dos produtos, pois muitas empresas oferecem descontos por itens com data próxima do vencimento. Se eles estiverem na sua e você sabe que irá consumir logo, como pode ser o caso de iogurtes, não há problema algum em aproveitar essa vantagem.
7- Repare nas prateleiras mais baixas
Muitas lojas usam o artifício de colocar os produtos mais baratos nas prateleiras mais baixas das gôndolas. Isso porque, quem está com pressa ou não fez a lista com atenção, tende a pegar o que está mais visível e próximo às mãos. Mas, você, que já está ficando craque em economizar, já terá identificado esta estratégia e vai conseguir economizar ainda mais nas idas ao mercado.