Seja por pressa ou por preguiça, a gente faz muita coisa no automático na correria do dia a dia. Daí essas pequenas atitudes viram hábito e o resultado é o dinheiro ir pro ralo. Para te ajudar a identificar por onde seu dinheiro pode estar escapando, listamos abaixo cinco atitudes mais comuns, que faz você desperdiçar dinheiro e você nem se dá conta. Confira:
1- Deixar a luz acesa
Você estava no quarto se arrumando, mas percebeu o apito do celular indicando a chegada da mensagem de um amigo pelo WhatsApp. Pega o celular, responde, se empolga com a conversa e sai pra cozinha para pegar algo para comer, já que o papo ainda vai rolar solto por um tempo.
Muito provavelmente, neste trajeto entre o quarto e a cozinha, entretido com a conversa, você se esqueceu de apagar a luz do quarto ao sair. A questão é: quantas vezes ao longo da semana ou do mês, você se distrai e acaba esquecendo de apagar a luz ao sair de um cômodo da casa?
2- Vazamentos
É de grão em grão que a galinha enche o papo, já dizia minha vó. Pois eu digo que é de gota em gota que o seu dinheiro, literalmente, escorre pelo ralo. Não fechar direito chuveiro e torneiras é um desperdício para o planeta e para o seu bolso.
3- Comida
Depois de trabalhar o dia todo, pegar condução lotada, chegar em casa e ainda ter que limpar e organizar o espaço, bate aquele cansaço no final. Como “prêmio” por ter desempenhado todas as funções do dia, você se permite pedir uma comida ou um lanche pelo aplicativo de entrega de refeição. Você já colocou na ponta do lápis quanto você economizaria se tivesse feito sua própria comida?
Eu sei que, vez ou outra, dá vontade de comer algo diferente, e está tudo bem pedir comida nestas situações. O que não dá é pra toda semana querer se esquivar de preparar a sua refeição. Além de mais econômico, é mais saudável também cozinhar sua própria comida. Afinal, muitos restaurantes de fast food usam condimentos prontos para agilizar o tempero e, com isso, a nutrição acaba ficando em segundo plano.
Outra observação importante sobre refeição está na sua lista de supermercado. Geralmente, pensamos em produtos que iremos consumir ao longo do mês, mas também acabam entrando no carrinho aqueles itens de promoção que você encontrou ao longo do caminho. No final, o resultado são itens que acabam estragando na geladeira ou no armário, porque passou o prazo de validade e você nem viu.
Uma dica interessante para evitar o desperdício é fazer o cardápio de todas as refeições que você terá ao longo da semana. Se não der para fazer aquela listagem de dieta que muitos nutricionistas recomendam, faça, ao menos, a lista de qual será o seu almoço e o seu jantar. Desta forma, você já se programa para comprar exatamente tudo o que vai comer e comprar para aquele período.
Outra dica bônus é pegar um tempinho no final de semana e preparar as marmitas dos próximos dias e já deixar congelado no congelador. Assim, quando você chegar em casa, é só retirar para ir descongelando enquanto você toma banho e se organiza, que vai ser só esquentar na hora de comer. E o tempo que você espera para a comida esquentar é muito mais rápido do que a entrega do aplicativo de comida. 😉
4- Gastar excessivamente com transporte
Da mesma forma que encontramos desculpas para não preparar as refeições, em muitas situações deixamos a preguiça dominar ou nos distraímos e acabamos ficando atrasados para algum compromisso. Daí, dá-lhe usar os aplicativos de transporte como Uber, Cabify, Easy Táxi e 99. Apesar de eles serem práticos, você tem ideia de quanto gastou só com eles nos últimos meses? De modo geral, as pessoas só tomam consciência desses gastos quando chega a fatura do cartão de crédito.
5- Comprar por impulso.
Assim como gastamos muito dinheiro por impulso com comida e transporte por conta da falta de organização, acabamos desperdiçando uma boa grana por ímpeto diante de uma promoção. Não é porque algo está barato que você precisa comprá-lo. Sempre se pergunte antes se você realmente precisa daquele item.