Planejamento é a palavra-chave para quem quer economizar dinheiro e começar a poupar para realizar seus sonhos. Afinal, ninguém guarda dinheiro no colchão para dormir em cima, cada um tem um plano, seja fazer uma viagem, comprar uma casa ou ter uma aposentadoria mais tranquila. Por isso, meta também faz parte do dicionário de quem se programa para organizar as finanças.
E, para te auxiliar nesta empreitada, listamos cinco dicas que te ajudam a economizar e usar este dinheiro para investir.
1- Priorize o pagamento de dívidas
Fique sempre atento ao prazo de vencimento de suas dívidas, seja uma prestação ou contas corriqueiras como luz e água. Pagar atrasado implica em multa e juros e isso significa menos dinheiro para você guardar.
Se você tem dívidas ou está no vermelho, tente negociar seus débitos antes de começar a investir. Faça uma lista com quais dívidas você deve pagar por ordem de prioridade e entre em contato com cada credor para fazer um acordo, conforme sua condição financeira no momento.
2- Não use o rotativo do cartão
Se você não tiver dinheiro para pagar todas as contas do mês, entre em contato com seu credor e negocie. Mas, importante: você tem que fazer essa negociação ANTES do vencimento da fatura.
Um bom exemplo disso é a dívida com a fatura do cartão de crédito. Aliás, para muita gente o cartão de crédito é um dos grandes vilões do orçamento.
Se você não pagar o boleto ou pagar apenas o valor mínimo, os juros para a fatura seguinte serão muito elevados. Você pode, por exemplo, entrar em contato com a operadora do cartão e negociar o débito existente, com isso, os juros a pagar serão bem menores do que o que são cobrados pelo rotativo do cartão.
3- Desfaça-se dos gastos desnecessários
Se você fizer um check up no seu orçamento vai perceber que tem diversos gastos mensais que você tem e que são desnecessários. Geralmente, por serem baixinhos, você nem percebe, vai pagando e isso é um valor que você deixa de economizar. Por exemplo, você tem o hábito de comprar uma bala todo dia depois do almoço. Já pensou em comprar um pacote de balas e deixar guardado na gaveta do escritório ou em um espaço qualquer do lugar que você trabalha? Pode parecer besteira, mas se você comparar os 10 centavos pagos por dia com a bala com o preço do pacote, vai reparar que dá pra fazer uma economia grande com essa simples mudança de hábito.
O mesmo serve para serviços que você contrata e não utiliza, como TV a cabo ou serviço de streaming. Será que não dá para diminuir o número de canais no seu contrato com a operadora de tevê por assinatura? Você precisa mesmo comer no restaurante toda semana? Não dá para pegar, vez ou outra, um ônibus ao invés de um táxi ou carros de aplicativos como Uber ou 99?
4- Faça uma poupança programada
Você dificilmente conseguirá economizar dinheiro se deixar essa tarefa para o final do mês. Portanto, a dica é: assim que receber o primeiro pagamento do mês, já coloque o seu dinheiro em uma aplicação que faça ele progredir. Pode ser tanto uma poupança ou mesmo um consórcio, se a sua intenção é guardar dinheiro para comprar uma moto, por exemplo. Assim, você já garante que a sua reserva está indo diretamente para a finalidade que você decidiu guardar dinheiro.
5- Aproveite promoções
Se você tiver que comprar algo de valor elevado, programe-se para aproveitar os períodos promocionais. Por exemplo, você está pensando em trocar a TV ou a geladeira. Esses são bens com custo mais caro do que comprar uma roupa. Se nenhum dos aparelhos pifou ou a compra não é urgente, você pode aproveitar e se organizar para comprar esses produtos em ocasiões que sabe que eles estarão com desconto, como a Black Friday ou nos saldões depois das festas de final de ano. E nunca se esqueça de pesquisar o valor em diversas lojas antes de fechar a compra.