10 dicas para economizar combustível

Confira 10 dicas incríveis para gastar menos combustível.

A gente sabe que, os carros elétricos gastam menos do que os carros movidos a combustíveis fósseis (álcool, diesel e gasolina), são o futuro e que serão maioria daqui a algum tempo.

Mas, enquanto os elétricos não dominam as ruas, recomendamos seguir algumas de nossas dicas para preservar não só o ambiente de gases poluentes, mas também o seu suado dinheirinho. Confira:

1) Mantenha a manutenção em dia.

A manutenção em dia evita que o motor consuma mais que o necessário, além de aumentar a vida útil do veículo. É importante checar regularmente os filtros de ar, de óleo, de combustível e fazer a substituição das velas, quando necessário.

2) Verifique a calibragem dos pneus.

Andar com os pneus sempre cheios e em bom estado ajuda muito a economizar combustível. Quando eles estão murchos, o rendimento do veículo é menor, pois geram mais atrito com as ruas e fazem o carro gastar mais.

3) Evite acelerar e frear bruscamente.

Dirigir de maneira agressiva, além de ser perigoso, também não é uma boa ideia quando o objetivo é economizar. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível.

4) Evite levar muito peso no carro.

Carro cheio e mais pesado também contribui para aumentar o gasto de combustível. Cargas superiores a 10 quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar no carro somente o que precisar, evitando guardar malas, coisas pesadas etc.

5) Use o ar-condicionado com moderação.

O uso do ar do seu carro está ligado diretamente ao consumo de combustível, já que o equipamento é operado pelo motor. Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado.

6) Cuide da aerodinâmica.

Outra coisa que ajuda no consumo é a aerodinâmica. Quanto menos resistente ao ar for o desenho de seu carro, menos força ele terá que fazer para manter velocidade. É por isso que qualquer “penduricalho”, como bagageiro no teto, calhas nos vidros e carretinha, deixa seu veículo mais gastão. Andar rápido com os vidros abertos também aumenta o consumo. Evite tudo isso sempre que possível e preserve o carro o mais original possível!

7) Mantenha o carro ligado apenas pelo tempo necessário.

Seu carro ligado queima combustível, mesmo parado. Quando você perceber que vai ficr por muito tempo parado, no trânsito ou estacionado em algum lugar, desligue o carro e ligue só na hora de arrancar com ele. Hoje em dia, os carros já não precisam mais “aquecer” e podem ser ligados e desligados a hora que for necessário!

8) Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia.

O alinhamento correto faz com que os pneus se desgastem menos e o balanceamento evita trepidações ao rodar. Além disso, previnem o aumento do atrito dos pneus no solo além do necessário e não deixam que o veículo perca desempenho.

9) Respeite a troca de marchas.

Procure trocar as marchas sempre na rotação correta, mantendo o giro do motor compatível à marcha escolhida.

10) Saiba sempre aonde quer chegar.

Ficar rodando à toa por aí é uma das coisas que mais gasta combustível. Além de atrapalhar o trânsito rodando atrás do endereço certo, você desperdiçará dinheiro no processo. Planeje seu trajeto ou peça a ajuda de aplicativos, como o Waze e o Google Maps.

Compartilhe